quarta-feira, 16 de abril de 2008


Easy Rider: Hippies vs Bikers.

Por Cesar Almeida
BMovies

Para muitos, o filme Easy Rider é o retrato de uma geração. Mas quase sempre é cometido um erro de julgamento quanto aos seus protagonistas, Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper). Para dar um exemplo, basta ver esta frase retirada da sinopse do livro Sem Destino (de Lee Hill, Editora Rocco): “Dois motoqueiros hippies viajando pelos Estados Unidos de motocicletas em busca de uma grande partida de cocaína.” Na verdade, Wyatt e Billy não são hippies, mas apenas motoqueiros (bikers).
Embora pouco conhecidos no Brasil, os filmes de motoqueiros foram praticamente um gênero cinematográfico com cerca de 50 produções realizadas entre 1966 e 1973. Easy Rider é um derivado desta cultura e não um retrato da geração hippie. Obviamente os ideais de liberdade são comuns a ambas filosofias de vida, mas as semelhanças param por aí. O contraste fica evidente no encontro entre Wyatt e Billy com o caroneiro hippie (Luke Askew): Billy demonstra uma visível antipatia pelo viajante. As coisas ficam piores na pequena comunidade visitada pelos três, enquanto Wyatt tenta interagir com as outras pessoas, Billy está completamente horrorizado e não vê a hora de deixar o lugar.
Outro fator interessante é a “profissão” dos heróis de Easy Rider. No início do filme vemos a dupla comprando cocaína no México e a revendendo nos Estados Unidos para um verdadeiro playboy. Na época se fazia uma distinção entre os traficantes de drogas pesadas como a cocaína e a heroína com os vendedores de maconha e alucinógenos: os “pushers” eram os traficantes profissionais, vendedores de drogas pesadas enquanto os “dealers” negociavam maconha e LSD. “Pushers” não eram bem vistos pelas comunidades hippies. A canção “The Pusher”, gravada pelo grupo Steppenwolf, embala a cena em que Wyatt esconde em sua moto o produto da transação com cocaína. Diz a letra:

“You know the dealer, the dealer is a man
With the love grass in his hand
Oh but the pusher is a monster
Good God, he's not a natural man
The dealer for a nickel
Lord, will sell you lots of sweet dreams
Ah, but the pusher ruin your body
Lord, he'll leave your, he'll leave your mind to scream”

“Você conhece o negociante, o negociante é um homem
Com a erva do amor em sua mão.
Ah, mas o traficante é um monstro
Bom Deus, ele não é um homem natural.
O negociante por um tostão vai te vender um monte de doces sonhos.
Ah, mas o traficante arruína o seu corpo.
Senhor, ele vai fazer sua mente gritar.”

Os três astros de Easy Rider têm antecedentes nos “biker movies”. Peter Fonda estrelou “Os Anjos Selvagens” (“The Wild Angels”) de Roger Corman em 1966, o filme que começou o ciclo. Dennis Hopper foi o vilão de “The Glory Stompers”, em 1967, e Jack Nicholson esteve em “Rebeldia indomável” (“The Rebel Rousers”) de 1966 e “Demônios sobre rodas” (“Hells Angels on wheels”) de 1968. Dennis Hopper temia que ele e Fonda pudessem ficar marcados como uma espécie de “John Wayne dos biker movies”.
Os hippies consideravam os motoqueiros como “nobres selvagens”, mas o fim dos anos 1960 apresentou uma nova realidade. No filme “Angels hard as they come”, de 1971, uma menina hippie critica o motoqueiro vivido por Scott Glenn falando sobre a violência cometida pelos Hells Angels no infame concerto gratuito de Altamont (organizado pelos Rolling Stones), o motoqueiro diz que não estava lá e pergunta à moça se ela estava nos assassinatos cometidos pelo grupo de hippies liderados por Charles Manson. Moral da história: os motoqueiros não podem ser julgados por Altamont, os hippies não podem ser julgados por Manson. A luta contra o preconceito é um dos principais caminhos para a liberdade, e a busca pela liberdade é o tema central de Easy Rider acima de qualquer rótulo. Um filme que continua inspirador mesmo após 40 anos de sua realização.

Links:
Livro Sem Destino, de Lee Hill:
http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_livros.asp?produto=2010

Concerto de Altamont:
http://en.wikipedia.org/wiki/Altamont_Free_Concert

Hells Angels:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hells_Angels

Biker films:
http://www.grindhousedatabase.com/index.php/Category:Bikers

Nenhum comentário: